sexta-feira, 25 de março de 2011

Violência nas escolas, quem é o aluno?

É a razão do desespero de muitos profissionais de educação verificar que o aluno de hoje não tem a mínima noção do significado da palavra respeito. Foi se o tempo em que o professor era autoridade respeitada e que o aluno ia para a escola para aprender... qual a leitura que se faz de tudo isso? Porque a escola não tem mais a importância de outros tempos? E as famílias?? A comunidade, SOCORRO!!!

Hoje em dia a informação está em toda as partes as crianças mesmos de classe baixa tem acesso a internet, (as lans houses estão ai para garantir isso) todas as casas tem um televisor com informações fresquinhas vinda do mundo todo, pais e mães para garantir o sustento da casa, ficam muito pouco tempo com seus filhos, a situação se agrava para as crianças e adolescentes que convivem com problemas de alcoolismo, drogas e violência doméstica, a desagregação famíliar acarreta na perda dos valores morais e éticos.

Tudo isso se reflete na sala de aula no pátio da escola no tratamento do aluno para com a direção, professores, funcionários da escola e entre eles mesmos.

Os professores não conseguem fazer com que as aulas alcancem o objetivo proposto, pois, passam a maior parte do tempo tentando colocar disciplina em sala. O desanimo e a desesperança está explicita na fala dos professores, muitos pais ao serem argüidos quanto ao comportamento de seus filhos, se dizem impotentes para corrigi-los. Muitos professores acabam por desistirem e a não se importar se aquele aluno irá ou não conseguir aprender os conteúdos e a ter sucesso em sua vida...

A situação realmente é desesperadora o professor que leva sua profissão à sério não sabe mais o que fazer para conseguir mudar este quadro. (E sozinho não vai conseguir).

Até quando essa situação prosseguirá? Estamos ainda no inicio do ano e já se vê muitas noticias de agressividade e violência nas escolas.

Só nos resta acreditar que cabe aos governantes oferecer condições dignas de trabalho aos professores valorizando e estimulando os, cabe aos pais entenderem sua responsabilidade juntamente com a comunidade participando mais do dia a dia da escola integrando se e debatendo em conjunto para tentar encontrar a solução para os problemas da educação.










Nenhum comentário:

Postar um comentário