quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia Mundial da luta contra a tuberculose

Hoje, 24 de março é o dia Mundial da Luta contra a Tuberculose, instituido em 1982 pela OMS Organização Mundial de Saúde e pela União Internacional contra a tuberculose e Doenças Pulmonares.

A efeméride tem como objectivo chamar a atenção da sociedade sobre um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, assim como intensificar os esforços no controlo desta doença.
A tuberculose (TB) foi incluída entre as prioridades da OMS, como parte do objectivo geral – acções para uma vida mais saudável.
Considerada por muitos como uma doença do passado, a tuberculose é reconhecida como uma emergência global desde 1993 pela Organização Mundial de Saúde, atingindo particularmente países dominados pelo imperialismo, considerados “atrasados”, “em desenvolvimento”. Emergência silenciosa, com pouco espaço nos meios de comunicação. É uma doença com algumas características bem definidas: atinge principalmente a população mais pobre e, se tratada, tem cura.

O bacilo da tuberculose, uma bactéria agressiva com alto poder de disseminação social, infecta pessoas saudáveis e sabe-se que, de cada dez infectados um se converte em caso de tuberculose ativa. Se nada for feito, metade desses doentes morre no intervalo de dois anos e sua quarta parte passa à condição de crônico. Ou seja, esse processo causa danos irreversíveis a 75% dos doentes não tratados


Nenhum comentário:

Postar um comentário