quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ética



A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” (VÁZQUEZ). Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.(Dhnet,2009).

Um comportamento ético, implica em viver cultivando os valores como, respeito, justiça, dignidade, equidade e todos os que promovam uma convivência harmoniosa entre os seres.
Vivemos em uma sociedade onde ser honesto é ser idiota, onde o famoso “jeitinho brasileiro” se torna algo natural, é preciso levar vantagem como diz a “lei de Gerson”, banalizamos a morte seja ela  de qualquer natureza, nos acostumamos com tanta violência, crianças nas ruas e ou sendo violadas em seus direitos básicos, achamos natural essa desigualdade onde barracos vivem ao lado de mansões, perdemos a capacidade de nos indignar, se é que algum dia a tivemos.

Falamos mal dos políticos quando cometem  suas falcatruas, mas alguém já parou pra pensar que um comportamento ético se faz no nosso dia a dia? Quanto usamos de influência para passar a frente nas filas dos diversos postos onde se atende a população, quando ao recebermos  troco a mais e não devolvemos,  e mais grave, quando se recebe uma procuração que é o voto, para  agir  em favor do bem comum e utiliza-se disto para conseguir beneficio próprio... Isto não e antiético também?
Um comportamento ético envolve questões muito sérias, envolve vidas humanas. E onde há vidas humanas em jogo, é exigido que haja ética.
Se nos denominamos seres humanos devemos tratar e sermos tratados como humanos, aquele que  tem um comportamento ético não vê o outro como diferente, todos nós queremos ser tratados como gente. Nós escolhemos, ser éticos ou não, e então???

Nenhum comentário:

Postar um comentário