quinta-feira, 8 de abril de 2010

Reflexão - De quem é a culpa afinal?

Sempre que reflito sobre os problemas que ocorre numa administração pública, me vem à mente os altos salários recebidos pelos políticos que ocupam as cadeiras do executivo e legislativo.
Nas discussões de especialistas tanto na mídia falada como  escrita, sempre se chega à conclusão de que os problemas de um mau governo está no mau gerenciamento da coisa pública.

Com isto, podemos então verificar, que se há mau gerenciamento é porque os gestores não são competentes o suficiente para cumprir o que se propuseram e conseguiram por meio do voto dos que acreditaram que este faria um bom trabalho. (clique no titulo e veja o texto completo) Salete



Numa empresa, um alto executivo também recebe um alto salário, porém, para isto tem que comprovar competência, tem que ter o perfil para o negócio que a empresa se propõe entre outros atributos.

Em busca na Internet encontrei qual seria o perfil de um candidato a um cargo executivo  quais os requisitos básicos para executar um bom trabalho,no poder público, a responsabilidade dos gestores ainda é maior, por ter que lidar com a população de uma localidade que espera obter os benefícios provindos de uma gestão pública competente a quem se deu o poder para tal..

 No que  conscerne a uma empresa, além de foco no negócio, candidatos a cargos no executivo devem ter pensamento estratégico – com visão de curto, médio e longo prazos – capacidade de comunicação com a equipe que deve ser escolhida com base na competência, conhecimento de todas áreas da companhia. (pensem em termos de capacidade politica).
Este candidato a cargo de executivo empresarial, se prepara muito, faz formações especificas referentes ao seu trabalho, pois sabe que lhe serão cobrados os resultados.
Mas, quem cobra dos nossos políticos ? Quem paga os altos salários que recebem? Eles se preparam para o cargo que pleiteiam ou que exercem? Se atualizam? Demonstram ter conhecimento amplo do que se propõem a executar? Porque muitos sempre se reelegem mesmo sendo alvo de denúncias de corrupção?
Nós sabemos as respostas, então porque deixamos as coisas ficarem como estão? De quem é a culpa por tantos desmandos políticos? Em suma, quem é que aperta a tecla “confirma”?
Salete

Nenhum comentário:

Postar um comentário