segunda-feira, 25 de junho de 2012

A ditadura acabou. Falta avisar a polícia


No último século, lampejos de uma democracia frágil e duas ditaduras, a de Getúlio Vargas e a dos milicos, acabaram por deturpar uma das instituições fundamentais para a evolução de uma sociedade: a polícia.
O brasileiro aprendeu a ter medo de quem veste farda. Nos anos de chumbo, porque a polícia tinha poderes arbitrários para prender quem quisesse. Tem cara de terrorista? Vai preso. Tem cara de bandido? Vai preso. Está sem o R.G.? Vai preso. Está fazendo nada? Vai preso por vadiagem. E assim foi por muitos anos. Se perguntassem a um policial nos anos 1970 sobre qual era a prioridade de seu trabalho, a resposta padrão seria “manter a ordem”, e não “proteger a sociedade”.  O cassetete virou política.

Um comentário:

  1. Postagem feita após policiais passarem nesse bairro implantando o toque de recolher atirando para o alto e gritando com as pessoas que ainda estavam na rua.....Deviam saber que também fazem parte do que estão excluídos com baixos salarios para o trabalho tão stressante e perigoso que fazem...

    ResponderExcluir