sábado, 3 de março de 2012

Assentados do Portal do Tigre em risco de despejo

URGENTE

  1. Ontem (quinta-feira, 01 de março de 2012), os assentados do Pontal do Tigre, Município de Querência do Norte-PR, residentes na área desde 1988 (ano da ocupação) e com imissão de posse da terra pelo governo federal, desde 1995, foram surpreendidos pelo INCRA com a informação de que o antigo proprietário da área (Grupo Atalla) ganhou em última instância o direito de reaver a área de 10.800ha.
  2. As mais de 326 famílias assentadas, estamos perplexos com a informação, pois já estão legalmente assentadas há 17 anos.
  3. Lembro que até 1988 a área Pontal do Tigre era improdutiva. Atualmente, além de produtiva, os assentados construíram toda uma vida estruturada com tudo o que se possa imaginar.
  4. Neste momento faz-se necessário o envolvimento do Brasil em busca de esforços político, social e jurídico. Encontrar caminhos jurídicos e políticos para reverter a situação é PRIORIDADE para a próxima semana. Penso urgente o envolvimento de entidades como MNDH-Brasil, RENAP, Rede Nacional de Direitos Humanos, OAB, Justiça global, Terra de Direitos e tantas outras, assim como do Ministério Público e políticos defensores da terra para fins sociais (produtividade) e não para fins de especulação.
  5. Para conhecer melhor a história do Pontal do Tigre e de seus assentados (agora em risco de despejo), leia o livro "História social: da invasão do Brasil ao maxixe e lambari", resultado de pesquisa de mestrado:  http://www.graficamassoni.com.br/livros/0428120034.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário