quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Incineração do lixo em Maringá


O Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania – Maringá, Sarandi e Paiçandu, discutiu em sua reunião ordinária (18/10), anúncio e divulgação do posicionamento à toda comunidade sobre a decisão contrária a proposta de Incineração do Lixo em Maringá.
Se sabe que a incineração do lixo é um método de alto custo devido a utilização de equipamentos especiais. Neste método existe uma grande redução do volume do lixo, cerca de 3% do volume original.
Os incineradores instalados no Brasil trazem muitos inconvenientes, o problema mais grave deste método é o da poluição do ar pelos gases da combustão e pôr partículas não retidas nos filtros e precipitadores. Problemas estes muitas vezes ocasionados pela deficiência de mão-de-obra especializada.
Os gases remanescentes da incineração do lixo são: anidrido carbônico (CO2); anidrido sulfuroso (SO2); nitrogênio (N2); oxigênio (O2); água (H2O) e cinzas. alguns desses gases não são retidos pelos filtros de instalação obrigatória.
 
Por não haver um controle ambiental rigoroso em nosso país receia-se que o uso de incineradores poderá trazer danos irreparáveis a saúde da população da região de Maringá e ao invés de solução, poderemos ter muito mais problemas com o destino do lixo...

A Comissão de direitos Humanos junta-se a esse Fórum contra a incineração do lixo e sugere que projetos de reciclagem sejam incentivados, bem como, obtenham a parceria das prefeituras que poderão investir em cooperativas, trazendo emprego a muitos e  um destino decente e ecologicamente correto ao lixo da  região.  saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário